주메뉴 바로가기 본문내용 바로가기

Election Data

EUROPE View
[Portugal] Portugal vai a votos no primeiro trimestre de 2024 (Portugeses)
Last updated 2024-01-31

A 4 de fevereir o, na Região Autónoma dos Açores, realiza-se a Eleição para a Assembleia Legislativa e a 10 de março a eleição para a Assembleia da República de Portugal.

 

Portugal inicia 2024 com a azafama que cada ato eleitoral traz. Começa com a Região Autónoma dos Açores a ter eleições no dia 4 de fevereiro. Nesta eleição, só as pessoas recenseadas nesta Região Autónoma (cerca de 230.000) serão chamadas a escolher os 57 deputados e deputadas que constituem a Assembleia Legislativa.

 

No mês seguinte, dia 10 de março, todos os portugueses recenseados, cerca de 11.000.000, elegem os 230 deputados e deputadas que constituem o Parlamento Português. Nesta eleição podem votar todos os portugueses que estejam recenseados, quer vivam em território nacional ou estejam emigrados em qualquer ponto do Mundo.

 

Nestas eleições é possível votar antecipadamente em mobilidade, isto é, votar antecipadamente no domingo anterior à eleição, em local escolhido pelo eleitor (qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira).

 

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) tem como missão promover o esclarecimento e igualdade de tratamento dos cidadãos, bem como das candidaturas e de garantir que todos os atos eleitorais respeitam os direitos dos cidadãos com base na Constituição.

 

Read in English: http://aweb.org/eng/bbs/B0000022/view.do?nttId=16036&menuNo=300047&gubun=1